3 CONCEITOS
3.1 COMPETÊNCIA
Como apresentado no capítulo anterior, o conceito de competência muda de acordo com a abordagem que vem sendo estudada e aplicada por diversos sistemas e modelos de gestão por competências há mais de três décadas, dentre os quais se destacam:
Segundo Domingos apud Gramigna “é um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com seu desempenho no trabalho” (apud LEME, 2008a, p.17).
Já Fleury e Fleury (2001, p.188), como demonstrado na figura 2, definem Competência como:
Um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico a organização e valor social ao individuo.
Figura 2 – Competências como Fonte de Valor para o Individuo e a Organização
(FLEURY E FLEURY, 2001, p.188).
O que significam os verbos expressos neste conceito? O quadro 1, inspirado na obra de Le Boterfapud Fleury e Fleury (2001), propõe algumas definições:
Quadro 1 – Competências para o Profissional (FLEURY; FLEURY, 2001, p.188).
Dutra (2001, p.29) acrescenta a essa definição a noção de entrega, que corresponde aos atos, realizações e resultados que a organização espera e necessita dos seus colaboradores, ou seja, o nível de agregação de valor para a empresa ou negocio: “o termo entrega refere-se ao individuo saber agir de maneira responsável e ser reconhecido por isso, de acordo com a definição de competência sugerida por Fleury”.
Dutra, Hipólito e Silva (2000, p.164) por sua vez, procuram empregar a competência como “capacidade de a pessoa gerar resultados dentro dos objetivos estratégicos e organizacionais da Empresa”, JáParry apud Leme (2008a, p.17) define como:
Um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com seu desempenho, que pode ser medido segundo padrões preestabelecidos, e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento.
Zarifian (2001, p.68) propõe como definição: “a competência é o tomar iniciativa e o assumir responsabilidade do individuo diante de situações profissionais com as quais se depara”. Nessa definição, enfatiza-se o que muda fundamentalmente na organização do trabalho: o recuo da prescrição, a abertura do espaço para a autonomia e a automobilização do individuo. Fica evidente que privilegia uma atitude social e funcionamentos organizacionais novos, que a competência requer, relativamente aos saberes que ela mobiliza.
Leme (2008a, p. 17) apresenta algumas dessas definições e afirma que apesar de serem diferentes, a essência é a mesma. Elas se completam, e que pelas descrições das mesmas podemos extrair os chamados “Pilares das Competências”, que são as três famosas letrinhas que formam o “CHA”.
3.2 DESDOBRAMENTO DO CHA
Leme (2008a, p.15) define como Competências Técnicas tudo que o profissional precisa saber para desempenhar sua função, idiomas, sistemas de computação, ferramentas, etc., ou seja, tudo que precisa para ser um especialista tecnicamente. Já Competências Comportamentais é tudo que o profissional precisa demonstrar como seu diferencial competitivo e tem impacto em seus resultados, por exemplo: criatividade, flexibilidade, foco em resultados e no cliente, organização, planejamento, controle, liderança e tantas outras.
O grande desafio da gestão por competência é mensurar comportamentos.
Comportamento é um hábito que deve ser criado ou inserido nas pessoas e podemos observá-lo e classificá-lo como adequado ou não, além do fato de ser possível melhorá-lo simplesmente produzindo mudanças no ambiente que elas estão inseridas.
Leme (2008a, p.16) afirma que é possível sim mensurar comportamentos, pois as mudanças são de fácil visualização, de acordo com sua definição:
Comportamento não é exatamente o que fazemos, mas, sim, o que os outros observam das reações que temos em um ambiente (organizacional) e em dadas circunstancias (na execução nossas tarefas, responsabilidades, ao gerenciar uma equipe, solucionar um conflito, ao nos depararmos com um problema etc.).
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