Pular para o conteúdo principal

Lider Coach

Trabalhando com um Líder Coach 
por: 
Cassio Quintão
Muito se tem falado sobre o Líder Coach. Palestras, livros, artigos, todos falam sobre este tema. O próprio Jack Welch, um dos maiores líderes de todos os tempos, já dizia que nos dias de hoje todo líder deve ser um líder coach e que para crescer profissionalmente essa competência é essencial.
O coaching é uma parceria entre o coach e o coachee (liderado, cliente). Na essência o que o coaching faz é ajudar as pessoas a pensar e para isso o coach precisa saber, muito bem, fazer as perguntas certas nos momentos certos. A função é extrair as melhores respostas, fomentando aqueles recursos que já estão nas mentes dos liderados, dos clientes (seu conhecimento) alimentando a criatividade.


Segundo Randy Di Stéfano, o Líder Coach é aquele que gera o desenvolvimento e o amadurecimento profissional de sua equipe, ensinando-os a pensar como líderes, para que eles se responsabilizem por criar alternativas.
Então a função do líder não é mais dizer para as pessoas o que elas devem fazer? É isso mesmo, o Líder Coach é aquele que pára de dizer para a sua equipe o que é para fazer.
- Agora embananou tudo, como vou trabalhar com um cara que não me diz o que fazer? Para que ele está sendo pago? Eu estou aqui para aprender e ele não vai dizer como, assim é fácil!
Na verdade as coisas não são tão complicadas assim, vamos ver na prática como isto funciona. Suponha que seu chefe é um Líder Coach. Quando você chegar a ele com alguma pergunta, por exemplo:
- Como eu resolvo este caso?
Você obterá qualquer resposta nesta linha:
- Quais são para você as melhores soluções para este caso, qual é o investimento necessário, que impacto isto terá sobre nossos clientes?
- Nossa, eu fui com uma pergunta e o que ele fez foi responder-me com outra? Não entendi nada. Ele deveria ter dito tudo o que eu deveria fazer.
No mundo organizacional atual é assim que as coisas ainda estão acontecendo. O colaborador tem dúvidas, levanta o “bumbum” da cadeira, pergunta ao “chefe” o que fazer, sai da sala dele com um checklist enorme e vai fazer o seu levantamento de dados. Levanta todos os dados da “listinha”, mas como ainda não aprendeu o que fazer, volta à sala do “chefe” para perguntar:
- E agora, tenho todas as informações, o que faço?
Imagina o seu Líder te apontando todos os passos. De que modo você seria criativo? De que modo aprenderia a ter iniciativa? E quando você tivesse qualquer outro problema semelhante o que você faria? Iria a ele com a questão para obter uma nova
resposta, não é isso? E se ele estiver de férias? A quem você recorrerá para te dar o “caminho das pedras”?
Para trabalhar com um Líder Coach a sua postura deve ser diferente. Lembre-se: o Líder Coach é aquele que, não necessariamente, é tecnicamente melhor do que você, mas é aquele que faz as perguntas certas nos momentos certos. Você agora já conhece o perfil do seu líder, então qual deverá ser a sua postura?
- Fulano, estamos com este problema, eu pensei em três alternativas para o caso e quero compartilha-las com você.
- Ok – responderá o líder – vamos conversar.
- Olha, a primeira alternativa incorrerá nos seguintes custos, impactará em X% os nossos resultados e nossos clientes sentirão seus efeitos desta forma... a segunda alternativa...
Desta forma você se inserirá no processo de solução e de decisão. As suas alternativas serão discutidas com o líder, vocês buscarão um consenso. O líder saberá que sempre poderá contar com sua iniciativa, pedirá sua opinião nas tomadas de decisão e, com certeza, terá mais liberdade para trabalhar. A confiança do seu chefe em você irá crescer. E principalmente, você além de estar preparado para trabalhar em qualquer organização, também estará preparando a si mesmo para se tornar um Líder de sucesso, um Líder Coach.
Antes de levantar-se para apresentar qualquer questão ao seu líder pense no QUAL desta questão.
Qual o problema?
Quais as possíveis opções?
Quais as conseqüências de cada uma delas?
Quais os primeiros passos?
Quais serão os acompanhamentos?
Quais os possíveis resultados?
Diferenças entre os tipos de liderados
Liderado Atual
Pergunta o que fazer
Dependente
Baixo comprometimento
Despreparado para pensar
Liderado Coach
Oferece opções
Liberdade para trabalhar
Altamente comprometido
Preparado para pensar

Comentários

  1. O mestre medíocre diz
    O bom mestre explica
    O mestre superior demonstra
    E o grande mestre inspira
    O verdadeiro Líder não faz seguidores, faz outros líderes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser

A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser. William Glasser foi um psiquiatra americano (1925-2013), conhecido como o desenvolvedor da Teoria da Escolha e sua aplicação na área da Educação. Através da qual ele afirma que nenhum ser humano é totalmente desmotivado: “Ninguém, apesar de todos os problemas enfrentados, acredita e deseja o seu próprio fracasso. Pelo contrário, gosta de aprender diariamente”. O pesquisador acreditava que ameaças, xingamentos, castigos e punições não eram suficientes para o aprendizado, pois ele não nasce de fora para dentro. Ao contrário dessa postura, a escolha e o desejo pelo estudo nasce de dentro para fora, pois, segundo o autor, é um movimento de liberdade pessoal. A partir de toda essa ideia chegamos à pirâmide de aprendizado proposta pelo autor: A educação, para que seja assertiva, não deve se limitar à memorização mecânica e técnicas similares que contribuem pouco para esse aprendizado. Visite nosso blog: http://competenciatota...

Fazendo acontecer a coisa certa - Livro

Fazendo acontecer a coisa certa Um guia de planejamento e execução para líderes – Pascal Dennis Editora: Lean Institute Brasil, 2007. 247 pág. Fazendo acontecer a coisa certa" ensina líderes empresariais a colocarem em prática o chamado Desdobramento Estratégico do Plano de Negócios da empresa, mas seguindo os preceitos lean.

O Relatório IRRF Day Trade serve apenas para simples conferência

De acordo com o art. 63 da IN RFB 1585/15, os rendimentos auferidos em operações de day trade, realizadas em Bolsas de Valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, por qualquer beneficiário, inclusive pessoa jurídica isenta, sujeitam-se à incidência do imposto sobre a renda na fonte, à alíquota de 1 % (um por cento). O objetivo do Relatório Auxiliar é demonstrar os valores que serviram de base para a retenção deste imposto, e que são informados à Receita Federal do Brasil, na Declaração de Impostos Retidos na Fonte - DIRF. Este relatório é para simples conferência. O documento que serve de base de cálculo para a apuração mensal dos ganhos líquidos em operações de renda variável é a NOTA DE CORRETAGEM. Para fins de apuração e pagamento do imposto mensal sobre os ganhos líquidos, as perdas incorridas nas operações de renda variável nos mercados à vista, de opções, futuros, a termos e assemelhados, poderão ser compensadas com os ganhos líquidos auferidos, no próprio mês ou ...