4.3.3 Modelo de Gestão por competências segundo Rogério Leme
Em seu livro “Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências”, Leme (2008a, p.26-30) divide seu modelo de implantação em seis etapas, as quais considera de fundamental importância para o desenvolvimento das pessoas e da organização:
Þ Etapa I – Sensibilização;
Þ Etapa II – Definição das Competências Organizacionais;
Þ Etapa III – Definição das Competências de Cada Função;
Þ Etapa IV – Identificação das Competências dos Colaboradores;
Þ Etapa V – Desenvolvimento dos Colaboradores;
Þ Etapa VI – Acompanhamento da Evolução/Gestão por Competências.
4.3.3.1 Sensibilização
Essa etapa é considerada a mais importante, pois se trata do princípio de todo o processo e onde, na maioria das vezes, por falta de um planejamento adequado ou por não transmitir credibilidade, principalmente por parte da direção, acaba por comprometer o resultado.
É necessário, nesta primeira etapa, apresentar os principais motivos da implantação de Gestão por Competências em toda a organização, falando aos diferentes setores com utilizando linguagem adequada buscando facilitar seu entendimento sobre o assunto.
Deve-se explicar o que é Competência, para que serve, qual seu objetivo, quais são as melhorias e benefícios que trará para todos os envolvidos no processo sua implantação. Para isso, podem ser utilizados recursos visuais, palestras, cartazes, reuniões, quadro de avisos, etc.
O objetivo desta etapa é despertar o interesse de todos, motivá-los para que “vistam a camisa”, que se sintam como parte importante na construção do projeto e que eles, com certeza, serão os grandes beneficiados disso tudo.
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