4.4 Considerações Sobre os Modelos Estudados
Pode-se afirmar que, com algumas pequenas diferenças, os modelos de Gramigna e Leme são semelhantes. O segundo bloco de intervenção de Gramigna, que discorre sobre a definição de perfis, corresponde às etapas II e III de Leme, que apresentam as definições das Competências organizacionais e de cada função. Nota-se que em ambos os modelos, destacam-se como fundamental, a definição dos requisitos da função para em seguida buscar identificar o que o colaborador tem a oferecer. Se ele não estiver no mesmo nível das competências exigidas para a função (gap), devem ser tomadas ações para estimulá-lo e/ou desenvolvê-lo.
Dutra, em seu modelo de implantação, valoriza o sistema de mensuração e o uso de indicadores (Balanced Score Card, por exemplo), afirmando que “competência” deve ser pensada na perspectiva de sua contribuição para as organizações, tanto econômica quanto social. Ele reafirma o conceito de “entrega”, através do qual pessoas e grupos não são avaliados pelo que fazem, muito menos por seu conhecimento ou habilidades, mas sim pelos seu resultados.
Abraços e até a próxima.
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