Enfiar a mão em cumbuca, ou meter a mão em cumbuca, é expor-se a um risco sem nenhum resultado prático, e com prejuízo certo. A expressão vem de uma armadilha para apanhar macacos, que consiste em introduzir uma espiga de milho verde, numa cumbuca feita de cabaça seca, em cuja abertura só pode passar em sentido vertical. A cumbuca é amarrada numa árvore frequentada pelos macacos. Quando um destes mete a mão na cumbuca e segura a espiga, fica preso.
A lição que fica é que os outros macacos que assistiram a cena e viram seu companheiro ser capturado por ter colocado a mão na cumbuca e não conseguir tirá-la, ficam precavidos e nunca mais vão colocar a mão numa cumbuca, porque sabem que fazendo isso estarão correndo o risco de sofrerem sérios prejuízos.
Nós devemos aprender com os erros, sejam nossos ou dos outros (neste caso é melhor pois sofremos menos), se não temos certeza de algo ou se desconfiamos quando a coisa está muito simples ou fácil, não devemos embarcar nesta canoa furada. Temos que aprender que na vida, as coisas são difíceis, não existem atalhos, e que só se consegue algo com muito esforço e competência. Sorte até existe, mas para a maioria das pessoas normais, é melhor ajudá-la com bastante trabalho e dedicação.
Lembrem-se, quando a esmola é demais, o santo desconfia, quando alguém lhe apresentar uma proposta vantajosa, um negocio irrecusável, uma chance de se dar bem de maneira rápida, pense bem, pode ser uma armadilha. Ao observar e refletir melhor você verá que muita gente já caiu nessa, já foi enganada e perdeu muito, portanto não vale a pena correr este risco, lembre-se do pobre macaco.
Comentários
Postar um comentário