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Objetivo competência: Por uma nova lógica - Livro

Autor: Philippe Zarifian

1ª edição (2001)
Páginas: 200 páginas
Formato: 17X24
ISBN: 9788522428809











Este livro contribui sobremaneira para a compreensão e utilização do conceito de competência, seja pela responsabilidade de governo e gestão da empresa, seja pela inserção, na atualidade, da luta operária e sindical, seja pela preocupação acadêmica de tomar posição no debate teórico sobre "qualificação x competência".

Ninguém melhor do que Zarifian para apresentar o estado-da-arte desse conceito polêmico, pois foi ele quem, na França, desde meados dos anos 80, primeiro formalizou e deu conteúdo científico a essa noção.

Três fatores alimentam a definição multidimensional de competência desse autor: a tomada de iniciativa e de responsabilidade do indivíduo; a inteligência prática das situações, que se apóia sobre os conhecimentos adquiridos e os transforma; a faculdade de mobilizar diferentes atores e instituições governamentais, acadêmicas, empresariais e sindicais) em torno das mesmas situações.

É nesse contexto que o autor formula as dificuldades e os limites, assim como os compromissos que essa "nova lógica" suscita.

SUMÁRIO 

Prefácio à edição brasileira

1   EMERGÊNCIA DO MODELO DA COMPETÊNCIA
Aparecimento do modelo da competência
Novo modelo de avaliação da mão-de-obra
Tentativa de reconstrução de sistemas de classificação
Primeira geração de ferramentas de Gestão de Recursos Humanos - GRH
Impasses da Gestão Antecipada dos Empregos e das Competências Gaec
Ambivalências de entrevistas individuais
Algumas omissões importantes
Conclusão

2   DAS MUTAÇÕES DO TRABALHO À COMPETÊNCIA
Características do modelo salarial industrial definido no século XVIII
Mutações atuais no conteúdo do trabalho: uma emergência difícil, mas vigorosa
Eventos
Comunicação
Serviço
Lógicas de comunicação e de serviço e questão da produtividade do trabalho
Lógica do serviço público: avaliação da eficácia segundo critérios sociopolíticos
Lógica de colocação mercantil: a produtividade da colocação e a permanência da lógica de fluxo
Lógica de resposta aos usos: a co-avaliação de efeitos úteis
Trabalho e competência
Mudanças nas organizações do trabalho: primeira abordagem
Organização celular
Organização em rede
Organização por projeto
Organização do trabalho e competência: primeira abordagem
Instabilidade e ambivalência dessas mutações
Conclusão

3   COMPETÊNCIA: DEFINIÇÃO, IMPLICAÇÕES E DIFICULDADES
Que definição dar à competência?
Definição do Medef: alcance e limites
Proposta de definição
Que implicações sociais e dificuldades estão em jogo?
Mudança profunda do comportamento social dos operadores
Saber questionar-se e mudar o modo de encarar as vantagens proporcionadas pela experiência
Inserção da responsabilidade na co-responsabilidade
Estabilidade do emprego e identidade "fora da empresa"
Regras do jogo e papel da chefia
Mudança das regras do jogo
Problema do reconhecimento
Problema da "boa" distância
Conclusão

4   COMPETÊNCIA, DESEMPENHOS E ORGANIZAÇÃO
Efeitos da utilização das competências profissionais nos desempenhos produtivos
Visibilidade de implicações estratégicas da empresa
Vínculo entre "desempenho local" e "desempenho global"
Capacidade de julgar e decidir
Melhoria contínua e procedimentos de progresso
Relações entre competência, desempenho e valor
Autonomia centrada no valor econômico
Competências enquanto criadoras de novos campos de valor
Competência enquanto comportamento aberto à inovação
Competência profissional e organização do trabalho
Da polivalência ao espaço da competência
Competência e autonomia de decisão
Competência e simplicidade da organização
Competência e cooperação
Competência e organização qualificante
Competência individual e competência coletiva
Competência e papel da chefia
Círculo "virtuoso": organização, competências, organização
Competência profissional e motivação do indivíduo
Questão da automobilização das competências
Questão da motivação e o sentido dado ao trabalho
Competência e gestão dos recursos humanos
Conclusão

5   DA COMPETÊNCIA ÀS COMPETÊNCIAS
Transformações dos conteúdos profissionais e das ocupações
Competências em processos, mais do que competências em ferramentas
Competências técnicas e desempenhos
Influência das competências na organização
Competência e polivalência
A respeito da competência de serviço
A respeito da competência social e do saber-ser
Competências e formas de experiência
Considerações gerais sobre a experiência
Experiência e modelo da operação
Experiência e modelo da ocupação
Experiência e modelo do virtual
Competência e civilidade
Conclusão

6   COMPETÊNCIAS, FORMAÇÃO E CLASSIFICAÇÕES
Formação inicial e significação dos diplomas
O forte aumento da referência aos diplomas
Atrás dos diplomas: a relação entre conhecimentos e competências de fundo
Formação em alternância e papel da competência
Situação escolar e situação de trabalho: construir mediações
Tutoria da atividade
Alternância, conhecimentos e competência
Diferença entre escola e situação de trabalho
Em direção à profunda renovação dos sistemas de classificação
Paradoxo da competência em face dos sistemas de classificação: competência-ação e qualificação profissional
Importância da qualificação profissional
Dois exemplos de sistemas de classificação em construção
Dois planos a articular: o problema do reconhecimento
Conclusão

Bibliografia

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