Embora muitas empresas apostem em um ambiente mais descontraído como forma de tornar seus colaboradores mais confortáveis e até produtivos, ter em mente noções de etiqueta no trabalho é essencial para fugir de gafes e desconfortos.
Tenha em vista que, não importando o quanto a empresa em que você trabalha possua um ambiente descontraído, ao ignorar por completo as regras da etiqueta corporativa, você pode acabar se destacando pelos motivos errados e depois pode ficar difícil tentar consertar a situação.
Confira a pequena lista a seguir e fique por dentro das boas práticas profissionais com relação ao assunto:
Mantenha o respeito
O bom e velho ‘trate os outros como gostaria de ser tratado’ já resolve o problema.
Respeite a privacidade alheia
Não invada ou force sua entrada na privacidade de colegas de trabalho.
Seja pontual
Evite atrasos grandes demais ou muito frequentes no dia-a-dia de trabalho.
Cuidado ao dar apelidos aos colegas
Nem todos encaram bem esse tipo de brincadeira. Portanto, se a própria pessoa não se dá um apelido, você também não deve inventar um.
Brincadeiras devem ter limites
Palavrões e piadas obscenas podem agredir aos colegas, e brincadeiras desse tipo devem ficar da porta do escritório para fora.
Tenha bom senso ao se vestir
Roupas discretas e mais sérias são melhores para o ambiente de trabalho. Não se deve abusar.
Tenha boa vontade
Ser solícito e ajudar seus colegas de trabalho pode render muitos pontos para a sua imagem profissional, além de reforçar o conceito de “equipe”.
Cumpra suas obrigações
Respeite prazos e cumpra as suas obrigações no dia-a-dia de trabalho, evitando perder tempo com o que não faz parte do seu cargo ou com assuntos pessoais.
Cuidado com o tom de voz
Falar alto demais ou o tempo inteiro não são atitudes recomendáveis no ambiente de trabalho.
Seja bem-educado com clientes e colegas
Ser simpático e bem-educado – pedindo licença ao entrar na sala de colegas e superiores, por exemplo – é fundamental.
Respeite hierarquias
É preciso estar bem informado em relação às hierarquias da empresa e respeitá-las.
Enfim, as regras podem variar conforme a empresa, mas o bom senso é fundamental, você deve sempre observar o comportamento de seus colegas e superiores, procurar conhecer e entender os valores da empresa. Conta mais ponto às vezes estas atitudes com relação à etiqueta e comportamento do que seu conhecimento técnico e produtividade.
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