Pular para o conteúdo principal

O pão, a farinha e a semente de trigo

Era uma vez um comerciante muito generoso, dono de uma grande padaria. A cidade onde ele vivia passava por uma grave crise econômica. Todos os dias apareciam pessoas pedindo ajuda na padaria. Naquele dia, logo na abertura da padaria, três homens apareceram e relataram o mesmo problema. Estavam passando por sérios problemas financeiros.  O dono da padaria sabia que existiam pessoas comprometidas com o problema e outras comprometidas com a solução do problema.
Cada um vai exigir um tipo de ajuda diferente para se sentir feliz e satisfeito. Por este motivo ele ofereceu três alternativas diferentes para os três homens. Colocou sobre a mesa um cesto de pães, um saco de farinha e um saco de sementes de trigo e pediu para que escolhessem qual gostariam de levar.


Quando ele deu as três opções, um dos homens agarrou o cesto de pães e disse: “Muito obrigado senhor! Resolvi meu problema e agora minha família terá pães para comer”. O segundo homem agarrou o saco de farinha e disse: “Não tenho os pães, mas com esses 25kg de farinha meu problema estará resolvido, vou fazer muitos pães para minha família. Muito obrigado! ”
O terceiro homem pegou o saco de sementes de trigo com lagrimas nos olhos. Eram lágrimas de felicidade. Ele disse: “Muito obrigado. Fiquei com a melhor das três oferendas. Serei o único que nunca mais precisará retornar aqui para pedir pão ou farinha. Meu problema está definitivamente resolvido”

-

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser

A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser. William Glasser foi um psiquiatra americano (1925-2013), conhecido como o desenvolvedor da Teoria da Escolha e sua aplicação na área da Educação. Através da qual ele afirma que nenhum ser humano é totalmente desmotivado: “Ninguém, apesar de todos os problemas enfrentados, acredita e deseja o seu próprio fracasso. Pelo contrário, gosta de aprender diariamente”. O pesquisador acreditava que ameaças, xingamentos, castigos e punições não eram suficientes para o aprendizado, pois ele não nasce de fora para dentro. Ao contrário dessa postura, a escolha e o desejo pelo estudo nasce de dentro para fora, pois, segundo o autor, é um movimento de liberdade pessoal. A partir de toda essa ideia chegamos à pirâmide de aprendizado proposta pelo autor: A educação, para que seja assertiva, não deve se limitar à memorização mecânica e técnicas similares que contribuem pouco para esse aprendizado. Visite nosso blog: http://competenciatota...

Fazendo acontecer a coisa certa - Livro

Fazendo acontecer a coisa certa Um guia de planejamento e execução para líderes – Pascal Dennis Editora: Lean Institute Brasil, 2007. 247 pág. Fazendo acontecer a coisa certa" ensina líderes empresariais a colocarem em prática o chamado Desdobramento Estratégico do Plano de Negócios da empresa, mas seguindo os preceitos lean.

O Relatório IRRF Day Trade serve apenas para simples conferência

De acordo com o art. 63 da IN RFB 1585/15, os rendimentos auferidos em operações de day trade, realizadas em Bolsas de Valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, por qualquer beneficiário, inclusive pessoa jurídica isenta, sujeitam-se à incidência do imposto sobre a renda na fonte, à alíquota de 1 % (um por cento). O objetivo do Relatório Auxiliar é demonstrar os valores que serviram de base para a retenção deste imposto, e que são informados à Receita Federal do Brasil, na Declaração de Impostos Retidos na Fonte - DIRF. Este relatório é para simples conferência. O documento que serve de base de cálculo para a apuração mensal dos ganhos líquidos em operações de renda variável é a NOTA DE CORRETAGEM. Para fins de apuração e pagamento do imposto mensal sobre os ganhos líquidos, as perdas incorridas nas operações de renda variável nos mercados à vista, de opções, futuros, a termos e assemelhados, poderão ser compensadas com os ganhos líquidos auferidos, no próprio mês ou ...