Tome decisões pensando
sempre no longo prazo, mesmo que no início os custos sejam maiores;
Crie fluxos contínuos para todos os
processos, pois assim aparecerão os reais desperdícios a serem
continuamente eliminados;
Utilize sistemas de produção puxados
pela demanda, como o Kanban, para evitar a superprodução;
Nivele os volumes de produção
produzindo sempre próximo a uma quantidade média, para que se evitem
assim os desperdícios e a sobrecarga de trabalho quando as demandas oscilaram;
Construa uma cultura de parar e
resolver a raiz do problema no exato momento da sua ocorrência, para que
se tenha qualidade desde o início de cada etapa/operação;
Padronize processos e tarefas,
aumentando a segurança e autonomia dos colaboradores durante o dia a dia,
constituindo assim a base para a sua melhoria contínua;
Pratique os 5Ss e utilize controles
visuais para que tudo seja facilmente visualizado e compreendido
por qualquer pessoa, se alguém tiver que perguntar algo, é porque o controle
não está funcionando como deveria;
Use somente tecnologias confiáveis e eficazes
em seus processos, levando-se em conta que a tecnologia dever ser puxada
pela produção, e não empurrada para ela;
Faça com que seus líderes conheçam,
compreendam e vivam essa filosofia, ensinando e servindo de exemplo aos demais,
pois só assim tais princípios se transformarão em cultura;
Invista no desenvolvimento de seus
colaboradores e forme pequenas equipes em todos os níveis, pois o
sucesso é baseado no conjunto e não no indivíduo;
Zele pelo relacionamento com seus
fornecedores e parceiros como se fossem seus próprios colaboradores,
oferecendo desafios e auxiliando-os no seu desenvolvimento;
Vá e veja você mesmo para compreender
por completo como funcionam os processos, pois só assim é possível
mensurar o que deve ser melhorado;
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