Pular para o conteúdo principal

Saiba como organizar seu orçamento pessoal e familiar - Educação Financeira

Você sabe como organizar seu orçamento pessoal e familiar?
Conhece as melhores práticas para controlar seu recebimentos e pagamentos?

John Maxwell certa vez disse: “Ter um orçamento é dizer ao seu dinheiro para onde ele deve ir, em vez de se perguntar para onde ele foi”.

Ao elaborar seu orçamento você tem a opção de decidir onde, quando e quanto irá gastar, incluindo tudo aquilo que é importante para você e sua família. Nesse sentido, é fundamental ter disciplina e controle tanto na elaboração quanto no cumprimento do que foi planejado.



#1 Deixe simples

Em um orçamento, quanto mais detalhes e categorias de gastos colocamos, mais aumentamos o risco de sofisticar demais, deixando-o muito complicado. Portanto, deixe o orçamento o mais simples possível, incluindo apenas as principais categorias de gastos para facilitar o processo (Exemplo: moradia, educação, saúde, lazer, compras etc.)

#2 Defina prioridades

Sempre tenha em mente as suas prioridades financeiras para ajudar você a efetuar os pagamentos e investimentos que você se programou para fazer durante aquele determinado período.

É importante (sempre que possível) investir parte de suas receitas antes de começar a pagar as contas e não esperar para ver se sobra algum dinheiro no final do mês  para depois  poupar (geralmente nunca sobra).

#3 Estabeleça metas de economia em família

Procure definir, em conjunto com sua família, quais serão as metas de economia para os próximos meses/anos em cada uma das áreas. Envolva seus familiares no dia a dia das finanças da casa e incentive a participação de todos para ajudar no planejamento do orçamento.

#4 Divida suas despesas em três grupos

Como sugestão para facilitar o controle, divida suas despesas entre três grupos: gastos essenciais (aluguel, luz, comida, transporte, etc), prioridades financeiras (investimentos, previdência, etc.) e estilo de vida (academia, viagens, restaurante, shows, etc.). E siga a regra dos 50-15-35 onde o primeiro grupo recebe 50%, o segundo 15% e o terceiro 35% da sua receita.

#4 Crie o hábito

Devemos criar o hábito de controle do orçamento. Para tanto, é importante registrar todas as compras que fazemos no dia a dia (caderno, planilha ou aplicativo), você deve avaliar aquilo que melhor funciona para você.

O importante é que isso te leve estabelecer uma rotina de controle do orçamento, ou seja, o registro de todos os movimentos. A recompensa será o controle sobre as suas finanças e a felicidade ao atingir seus objetivos e cumprir suas metas.

#5 Faça uma reserva para imprevistos;

Quando for elaborar seu orçamento, leve em conta que nem sempre as coisas acontecem como programado e você precisa ter uma reserva para emergências podendo realizar o remanejamento de suas finanças evitando empréstimos e pagamento de juros.

#6 Leve em conta seu histórico

É importante você analisar seu histórico de gastos e recebimentos dos meses anteriores para que possa ter uma base inicial de seu orçamento futuro e poder definir onde poderá economizar ou ainda mudar seus hábitos.

Com essas dicas em mãos você está pronto para montar e organizar seu orçamento pessoal e familiar, e vai poder acompanhar de perto a sua vida financeira.

Ficou com alguma dúvida? Você tem mais alguma dica que usa para organizar seu orçamento pessoal? Compartilhe conosco deixando seu comentário

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fazendo acontecer a coisa certa - Livro

Fazendo acontecer a coisa certa Um guia de planejamento e execução para líderes – Pascal Dennis Editora: Lean Institute Brasil, 2007. 247 pág. Fazendo acontecer a coisa certa" ensina líderes empresariais a colocarem em prática o chamado Desdobramento Estratégico do Plano de Negócios da empresa, mas seguindo os preceitos lean.

A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser

A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser. William Glasser foi um psiquiatra americano (1925-2013), conhecido como o desenvolvedor da Teoria da Escolha e sua aplicação na área da Educação. Através da qual ele afirma que nenhum ser humano é totalmente desmotivado: “Ninguém, apesar de todos os problemas enfrentados, acredita e deseja o seu próprio fracasso. Pelo contrário, gosta de aprender diariamente”. O pesquisador acreditava que ameaças, xingamentos, castigos e punições não eram suficientes para o aprendizado, pois ele não nasce de fora para dentro. Ao contrário dessa postura, a escolha e o desejo pelo estudo nasce de dentro para fora, pois, segundo o autor, é um movimento de liberdade pessoal. A partir de toda essa ideia chegamos à pirâmide de aprendizado proposta pelo autor: A educação, para que seja assertiva, não deve se limitar à memorização mecânica e técnicas similares que contribuem pouco para esse aprendizado. Visite nosso blog: http://competenciatota...

O Relatório IRRF Day Trade serve apenas para simples conferência

De acordo com o art. 63 da IN RFB 1585/15, os rendimentos auferidos em operações de day trade, realizadas em Bolsas de Valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, por qualquer beneficiário, inclusive pessoa jurídica isenta, sujeitam-se à incidência do imposto sobre a renda na fonte, à alíquota de 1 % (um por cento). O objetivo do Relatório Auxiliar é demonstrar os valores que serviram de base para a retenção deste imposto, e que são informados à Receita Federal do Brasil, na Declaração de Impostos Retidos na Fonte - DIRF. Este relatório é para simples conferência. O documento que serve de base de cálculo para a apuração mensal dos ganhos líquidos em operações de renda variável é a NOTA DE CORRETAGEM. Para fins de apuração e pagamento do imposto mensal sobre os ganhos líquidos, as perdas incorridas nas operações de renda variável nos mercados à vista, de opções, futuros, a termos e assemelhados, poderão ser compensadas com os ganhos líquidos auferidos, no próprio mês ou ...